A Fortaleza de Peniche
Em 1557, D. João III mandou edificar a fortaleza de Peniche, que foi acabada de construir em 1645, durante o regno de D. João IV . A fortaleza compõe-se do Baluarte Redondo, da Torre de Vigia e da Capela de Santa Barbara. Após a sua edificação, a fortaleza teve varias utilidades. Ela serviu primeiro de praça militar até 1897. No inicio do século passado, foi utilizada como abrigo de refugiados vindos da Africa do Sul. Durante a primeira guerra mundial, foi uma residência de prisioneiros alemães e austríacos. Hoje ainda se pode visitar os vestígios da sua ultima função . A fortaleza serviu, de facto, de prisão politica do Estado Novo entre 1934 e 1974. Desde 1984, a fortaleza de Peniche é o Museu Municipal de Peniche, onde se pode observar renda de birlos, peças consagradas
á pesca e à construção naval. A entrada da fortaleza, encontra-se o nucleo consagrado à resistência anti-fascista.
-
Add to my blog
2 Comments:
Boa Tarde,
sou aluna de Comunicação Social e Educaçao Multimédia 2º ano da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e estou a realizar um estudo no âmbito da disciplina História de Portugal do Sec. XX sobre a prisão política de Peniche.
Têm conhecimento ou informação de uma pessoa que tenha estado presa na Prisão Pólítica de Peniche na altura do Estado Novo? Ou uma pessoa que tenha pertencido a PIDE?
Espero um resposta.
Agradeço a disponibilidade,
Ângela Susano
reponda, se possivel, para coixita@msn.com
Enviar um comentário
<< Home